sábado, 19 de novembro de 2011

SCIENTIA VITAM


SCIENTIA VITAM
Tem por objetivo publicar informações uteis à verdadeira vida. 
Aqui vamos cultivar e valorizar:
nossos vínculos de amizade e ou simpatia;
o bem em sua verdadeira concepção;
as verdadeiras expressões da arte e a natureza.


Criei o Grupo Sciencia Vitam e convideio-os em primeira mão. 
Certamente muitos estão se perguntando, o que se quer com isto?
Quero informar inicialmente que este não é um grupo para representar nenhuma instituição, é simplesmente mais um grupo comum, mas com objetivos nobres para o cultivo do bem, da verdade, e do amor. 


A Internet eliminou as distâncias, simplificou e agilizou a comunicação. 
Mesmo sendo profissional da área de Tecnologia da Informação desde 1970, e tendo assistido a espantosa evolução tecnológica que se processou nos últimos quarenta anos, somente agora resolvi penetrar neste mundo da Grande Rede, e porque?
Desde o começo das BBS e logo em seguida com a chegada da Internet no Brasil, por volta de 1995, ouvimos dizer que a Rede está poluída, que temos que tomar cuidado com o que nossas crianças e jovens acessam e vêem, que o computador é um consumidor de tempo, etc. 
Estas afirmativas apresentam fragmentos de verdades e muitos de nós criamos internamente preconceitos em relação à Grande Rede, inclusive eu mesmo. É uma realidade que no princípio, tínhamos pouco conteúdo útil na rede, o que espelhava bem o estado mental da amostragem de parte dos seres que acessavam a rede na época. 
O mal, por ser indiscreto, intrometido, ambicioso, vaidoso, egoísta, etc., acaba aparecendo mais rápido, pois o bem é paciente, tolerante, sensato, equilibrado, respeitador e principalmente discreto, dentre tantas virtudes que o configuram. Diante destas características o mal aparece mais, é mais ágil do que o bem em suas atividades de disseminação e sedução de mentes despreparadas, enfim, o mal vem acompanhado de todas as deficiências que se fazem presentes na luta contra o bem.
Não podemos ignorar que todo o lixo virtual continua existindo e é extremamente volumoso e perigoso, mas....
A “Grande Rede”, como eu gosto de chamar é maravilhosa, e se armazena o grande lixo do mal, prejudicial e inútil, por outro lado, a estas alturas, com mais de 15 anos de sua criação, evoluiu, superou e tem um mundo de informações úteis, um magnífico serviço de comunicação, inclusive com áudio e imagem; tem agilidade, facilidade, baixo custo, etc, etc, etc... A Grande Rede é uma fantástica criação do homem que integrou o planeta e proporciona recursos essenciais para a chamada globalização.
Não há mais como viver sem a Grande Rede e em nossos ambientes profissionais, e escolares ela já se tornou recurso essencial. Ainda é opcional nos ambientes familiares e sociais, sem falar o econômico. 
Como um estudante pode hoje viver sem as pesquisas na Internet? E as correspondências e documentos das empresas e pessoais que circulam nas intranets e internet? E os serviços bancários e tributários? E os filhos, pais, amigos e parentes que estão no exterior ou em cidades distantes que se falam diariamente? E a forma rápida de saber o que está ocorrendo no mundo? E os mapas que me guiam em minhas viagens ou em buscas de endereços? E a expansão do conhecimento que nos proporciona em todas suas variáveis? E os grupos de áreas de interesses que se formaram? Aqui chegamos, aqui está o ponto de conexão com a minha proposta.
Hoje em um simples "Enter" eu posso enviar mensagens para quase 1500 pessoas.
O pensamento é aproveitar as oportunidades e valores da Grande Rede para criarmos um ponto de encontro de pessoas interessadas na divulgação do bem, do útil, do lícito, do proveitoso. Um ponto onde teremos a certeza de encontrarmos a verdade, o bem e o amor. 
No Blog SCIENTIA VITAM e no Grupo SCIENTIA VITAM, poderemos nos comunicar com facilidade, indicar sites, vídeos e apresentações interessantes e instrutivas, divulgar eventos, deixar recados e notícias, enfim divulgar o bem, facilitar o acesso ao que é bom para o corpo, para a mente e para o espírito.
Trata-se de um grupo fechado; isto quer dizer que toda rede pode ver-nos, mas somente os inscritos no grupo podem publicar nele. Com base nos nossos critérios individuais poderemos convidar simpatizantes, familiares, amigos e outros que possam ser interessantes.
Tenho planos para o Blog e para o Grupo e comecei a criação de algumas pastas com nomes sugestivos, para estimular pensamentos afins. A idéia é criar pastas representativas de Valores Essenciais, de Virtudes, e Sentimentos; também criar pastas para Atividades (eventos), para Famílias de modo geral e específicas, para Divulgação, Vinculação, etc.  
O ambiente do grupo vai estimular idéias felizes de aprendizado útil aos nossos espíritos, de bem estar, de gratidão e de colaboração e vinculação. 
Um grupo comum, para trabalhar com pensamentos e sentimentos superiores, um grupo para colaborar com a qualidade da informação da Grande Rede.
Convido-os a viver a experiência e colaborar na evolução destas idéias.
É esta a proposta.
Um afetuoso abraço para todos.
Fábio Americano
Novembro 2011

************
"...la verdad no puede servir jamas a nuestras conveniencias perso­nales
 ni se puede especular con ella.."
C. B. González Pecotche



Nenhum comentário:

Postar um comentário