segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Holter Psicológico


Roberto Sizenando Silva

Dentre as muitas novas tecnologias utilizadas na área médica existe uma, de uso na cardiologia, que vem colaborando bastante no diagnóstico das alterações do ritmo dos batimentos do coração: é a chamada eletrocardiografia dinâmica ou teste de Holter (com monitor Holter). Um pequeno aparelho é instalado e deixado no paciente por um período de 24 horas. A pessoa mantém as suas atividades diárias habituais enquanto o dispositivo registra continuamente em uma fita magnética os batimentos do coração. Baseado na análise dos traçados o médico identifica as alterações e prescreve, se for o caso, o medicamento adequado.
Enquanto refletia sobre este avanço tecnológico me surgiram algumas perguntas: e se fosse possível instalar um Holter psicológico em cada ser humano?  Seria um aparelho que conectado ao ser interno tivesse a capacidade de registrar todos os pensamentos, sentimentos, reações positivas ou negativas, estados de ânimo, etc., por um período de 24horas. No final do dia cada qual faria a análise dos dados. Veria então o que pensou durante o dia, o que sentiu, como reagiu as mil e uma situações que ocorreram naquele período, e poderia inclusive avaliar a serviço de quais objetivos seus pensamentos atuaram. Para que? Para que cada um pudesse realmente se conhecer melhor, saber o que ocorre em seu mundo interno durante
o dia, criando assim a oportunidade de identificar e eliminar tudo aquilo que fosse negativo e aperfeiçoar tudo o que fosse bom e positivo.
Mas quando surgiria o gênio que criaria tal artefato? A bem da verdade a resposta já estava pronta. Este aparelho já existe. Sim, o Criador, em sua infinita sabedoria nos dotou de um verdadeiro Holter psicológico: a consciência. A
questão e que não nos utilizamos dela corretamente e, em geral, direcionamos suas atuações apenas para o superficial e o temporário.
Como aprender a usá-la corretamente? A resposta também já estava pronta. Existe uma ciência que ensina tudo sobre o ,uso e o funcionamento desta criação divina; é a ciência logosófica, - Seu criador, González Pecotche, idealizou um método através do qual cada um pode se capacitar para conhecer e enriquecer sua própria consciência. Por meio de um processo de evolução consciente ensinado e praticado nas diversas escolas logosóficas espalhadas por todo o mundo, cada um vai aprendendo a ampliar e a hierarquizar os registros de sua consciência. Aprende também que os registros não devem ser analisados apenas no final do dia mas, sim constantemente, em todos os instantes. E aprende ainda algo da mais alta importância: que a consciência superior só registra aquilo que lhe diz respeito à verdadeira vida, a que cada um deveria estar empenhado em viver. Freqüento esta escola já há algum tempo e posso dar o meu testemunho de que ao conhecer melhor o meu “Holter Interno” os meus passos têm sido mais acertados nesta longa caminhada existencial.
Assim corno o Holter da avaliação cardiológica cria a possibilidade de uma vida física melhor e mais saudável o “Holter Interno” cria a possibilidade de uma vida psicoespiritual mais fecunda, elevada, generosa e feliz.

Roberto Sizenando Silva
 Médico e  Docente da Fundação Logosófica

Nenhum comentário:

Postar um comentário